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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Crianças e adolescentes encaminhados para psicoterapia pela escola: características e percepçoes de maes e professores sobre os problemas emocionais e de comportamento
Fernanda Ribeiro de Souza1; Clarisse Pereira Mosmann2
Páginas: 16 - 29

Resumo

O presente estudo teve como objetivo caracterizar de maneira sócio-demográfica as maes e professores de crianças e adolescentes encaminhados para psicoterapia por escolas em um município do RS, bem como analisar possíveis associaçoes entre essas variáveis e suas avaliaçoes dos problemas emocionais e de comportamento. Participaram da pesquisa 80 maes e 87 professores de crianças/adolescentes com idade média de 9,8 anos (DP=2,3). As maes responderam a um questionário de dados sócio-demográficos e ao Child Behavior Checklist (6/18 anos), e os professores, a um questionário de dados sócio-demográficos e ao Teacher Rating Form. Os resultados indicam que maes com idade superior a 41 anos avaliaram seus filhos com escores mais baixos de comportamento de violaçao de regras quando comparados às avaliaçoes de maes entre 33 e 37 anos. A renda pessoal das maes nao apresentou diferença significativa com nenhum dos problemas emocionais e de comportamento de seus filhos. Houve diferença nos resultados do TRF de sintomas internalizantes (p=0,031) e externalizantes (p=0,002) conforme idade e renda do professor. Estimase que o conhecimento desses resultados poderá auxiliar a psicologia a planejar intervençoes específicas para essa populaçao.

Descritores: Maes. Docentes. Transtornos do comportamento infantil.

Instrumentos de avaliação da depressão infantil: revisão integrativa da literatura
Maria Odila Finger Fernandes Lima; Lídia Käfer Schünke Clarisse Pereira Mosmann
Páginas: 53 - 69

Resumo

O presente estudo teve como objetivo caracterizar de maneira sócio-demográfica as maes e professores de crianças e adolescentes encaminhados para psicoterapia por escolas em um município do RS, bem como analisar possíveis associaçoes entre essas variáveis e suas avaliaçoes dos problemas emocionais e de comportamento. Participaram da pesquisa 80 maes e 87 professores de crianças/adolescentes com idade média de 9,8 anos (DP=2,3). As maes responderam a um questionário de dados sócio-demográficos e ao Child Behavior Checklist (6/18 anos), e os professores, a um questionário de dados sócio-demográficos e ao Teacher Rating Form. Os resultados indicam que maes com idade superior a 41 anos avaliaram seus filhos com escores mais baixos de comportamento de violaçao de regras quando comparados às avaliaçoes de maes entre 33 e 37 anos. A renda pessoal das maes nao apresentou diferença significativa com nenhum dos problemas emocionais e de comportamento de seus filhos. Houve diferença nos resultados do TRF de sintomas internalizantes (p=0,031) e externalizantes (p=0,002) conforme idade e renda do professor. Estimase que o conhecimento desses resultados poderá auxiliar a psicologia a planejar intervençoes específicas para essa populaçao.

Descritores: Maes. Docentes. Transtornos do comportamento infantil.